terça-feira, 26 de abril de 2011

O RIO SÃO FRANCISCO E O SEU ENTORNO CONTINUAM EXUBERANTES














Eu estive lá e conferi.

O Rio, em Manga, MG, está cheio, mas os peixes estão desaparecendo e a população sofre com a falta de recursos e financiamentos para as atividades rurais dos pequenos produtores.

DITADURA APAGOU IMAGENS DE ARTISTA



Onde estão as imagens de Geraldo Vandré?



Cineastas e pesquisadores acreditam que a paranóia dos Anos Médici “apagou” registros em movimento do compositor paraibano Geraldo Vandré. Leia a matéria especial de Maria do Rosário Caetano, para o Brasil de Fato, clicando aqui.

terça-feira, 19 de abril de 2011

GUERRA SANTA


Jean-Pierre, um dos monges sobreviventes de Tibhirine. Uma entrevista

Tendo escapado do massacre de 1996, ele jamais havia falado depois da morte dos monges de Tibhirine. Encontramos o frei Jean-Pierre Schumacher (foto), 88 anos, em um mosteiro do Marrocos, onde aceitou confiar-se exclusivamente para a Le Figaro Magazine. Ele fala dos coirmãos desaparecidos, dos trágicos eventos que viveram, do filme de Xavier Beauvois, Homens e deuses ("Des hommes et des dieux"). Mas também da sua fé e da sua esperança. Um colóquio luminoso.

A reportagem de Jean-Marie Guénois,foi publicada na revista Le Figaro Magazine, em 06-02-2011. Confira a entrevista na íntegra, com tradução é de Moisés Sbardelotto, clicando aqui.

(Fonte: Site do IHU - Instituto Humanitas Unisinos)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

INCOERÊNCIA DA MACROECONOMIA PROVOCA DESEQUILÍBRIO GERAL


Livres mercados instauram o manicômico;

agora, exigem sanidade

"Não há milagre de coerência macroeconômica que devolva equilíbrio aos preços fundamentais da economia --salários, cambio e juros -- na mazorca planetárias criada pelos livres mercados. Mas seus ventríloquos locais --alguns, encastelados dentro do governo e os de sempre, na mídia-- insistem em abstrair as raízes do manicômio financeiro de 2007 e 2008. Cobram resultados imediatos para harmonizar o imiscível. Ou seja, derrubar a inflação --grande parte dela importada da especulação com commodities-- e , simultaneamente, desvalorizar o real, borrifando gasolina no lança-chamas. A jogada é criar um clima de últimos dias de Pompéia, exigir que apaguem o incêndio e depois cobrar cabeças. O rescaldo legitimaria a velha terapia: choque de juros, recessão, desemprego e paz dos cemitérios nos índices de preços. Tudo isso, sem perdas aos mercados. Quando os blindados ortodoxos avançam sobre o nível de atividade tradicionalmente esfarelam também a receita fiscal, oferecendo em troca juros robustos aos rentistas para acudir o déficit público. Essa sempre foi a regra. O elixir ortodoxo tornou os Armínios Malans e Paloccis queridinhos da banca urbi et orbi. A novidade é que o Brasil, desde 2006, passou a avaliar o receituário ardiloso com crescente discernimento político. A crise mundial de 2007/2008 ampliou essa margem de manobra ideológica. A ação prudencial do governo nos dias que correm é uma guerra de resistência de quem não aceita mais o ultimato ortodoxo. Daí o tour-de-force dos mercados inquietos e da mídia mal-criada. A tentativa algo abusada de recolocar a camisa-de-força no Estado brasileiro, derrubando ministros e impondo pacotes, obedece a um timming político. É preciso reassumir o comando da crise antes que os novos atores surgidos nos últimos anos, o povão, as massas carentes e pouco-informadas, temidas por FHC, tomem para si a tarefa histórica de injetar uma outra coerência ao desenvolvimento brasileiro.

(Fonte: Site Carta Maior)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PRECARIZAÇÃO DA VIDA ACELERA CADA VEZ MAIS



Estes moradores sofrem uma dupla pena. Além de vítimas da pobreza, eles devem hoje enfrentar a destruição por um incêndio da sua favela, em Malbon, na periferia de Manila, e procuram objetos no meio dos destroços que possam ser reciclados.

(Foto: Ted Aljibe / AFP)

terça-feira, 5 de abril de 2011

UMA IMAGEM REVELADORA


O possível primeiro retrato de Jesus


A imagem acima é o que poderia ser o primeiro retrato de Jesus, esculpido pelos seus contemporâneos e usado como "capa" de um livro sagrado que contém imagens e relatos sobre a vida e sobre a morte de Cristo. Uma descoberta que faz enlouquecer de curiosidade, empolgação e preocupação todo o exército de arqueólogos, colecionadores, bibliófilos e historiadores das religiões que palpitam por todo achado na Terra Santa: nada de tão antigo já surgiu sobre o cristianismo.


(Fonte: Site do IHU - Instituto Humanitas Unisinos)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

LEGADOS POÉTICOS


Herança

Eugênio Magno

Vestígios

de espinhos

em cruz ilhados

irados e insones

vagalumes urbanos

cavaleiros do tempo

soldados dos sonhos

arquitetos de planos

embreagando

de arco

Iris

Maria

Rosa

choque

arenas e areias

teias cheias

feias e feitas

aranhas e estrelas.

(do livro "IN GÊ NU(A) IDA DE" - versos e prosa, 2005)