quarta-feira, 28 de julho de 2010

TRISTES LEMBRANÇAS DO VIETNÃ 35 ANOS DEPOIS

Transcorreram 35 anos do fim da longa Guerra do Vietnã, um conflito que marcou a história, a vida política e a cultura dos EUA e do mundo inteiro. Iniciado em 1962 - quando o frágil equilíbrio da área, desenhado no pós-guerra pelas superpotências, não resistiu ao peso da guerra fria - o conflito devastou o Sudeste Asiático por 13 anos, até a "libertação" da ex-Saigon (hoje cidade Ho Chi Minh), no dia 30 de abril de 1975, e a retirada das tropas dos EUA.


























(Fotos: Horst Faas / AP Photo)

ABUSOS DO TOTALITARISMO RUSSO

A silenciosa matança de Stalin
"Órfãos, pobres e ladrões. Ou então, filhos da nomenclatura caídos em desgraça. Foram milhões os pequenos inimigos do povo deportados, encerrados nos orfanatos, com frequência despojados de sua própria identidade. Agora, pela primeira vez, um livro dá fisionomia e voz às suas histórias: ... Estamos descalços, nus, famintos e cheios de pulgas. No almoço nos dão um pedacinho de pão, cebola e sal...”
A reportagem é de Siegmund Ginzberg, publicada no jornal La Repubblica, 25-07-2010. A tradução é de Benno Dischinger.
(Fonte: site do IHU - Instituto Humanitas Unisinos)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010: ENTRE DILMA E SERRA?


Quais as Chances da Marina Silva?

Stephen Kanitz

A Marina Silva vai crescer, e muito. Existe até uma remota chance da Marina ir para o segundo turno.

Como? Marina Silva tem uma qualidade que Lula tem, e que Dilma e Serra não tem.Marina Silva tem a cara do povo, e o povo brasileiro gostou da ideia de ter alguém com sua cara no poder.
Um filho de italiano, ou filha de búlgara, ou filho de classe média que frequentou a USP, pode não ser mais um atrativo para a eleição.Quanto mais ela for sendo conhecida mais sua candidatura poderá melhorar.

Com a saída de Ciro Gomes, ela passa de 8% para provavelmente 14%, e precisa de mais 10% para chegar a 24%, e a como ela rouba votos da Dilma, esta cairia para digamos 28%.Aí Marina se torna uma possível candidata para o segundo turno e muda totalmente de figura. De uma candidata para 2014, ela passa a ser uma possibilidade para 2010. Aí vem alianças e jogos políticos.

De onde viriam estes 10% adicionais? Marina Silva é extremamente influente entre os evangélicos, e estes votos só irão aparecer nos últimos 4 domingos antes das eleições. Além de religiosa é bem casada, dois pontos que não ficarão despercebidos pela mulher brasileira.

Esta história que mulher não vota em mulher é um insulto às mulheres. Depende da mulher. Embora ela não tem espaço de TV, ela poderá ser uma surpresa nos debates, porque tem carisma. Aliás, ela só será realmente conhecida nos debates.

Se a Dilma disser uma bobagem, há uma ENORME possibilidade, Dilma poderá cair para digamos 28% e Marina subir para 22%.

Aí Edir Macedo poderia até ser o fiel da balança, se quisesse. Já mostrou sua força agregando 8 milhões de fiéis no dia D. Escrevo isto só para mostrar um cenário onde a Marina poderia ir para o segundo turno.

Mas há uma lógica religiosa. A eleição em vez de ser polarizada entre esquerda-e direita, como quer Lula, Edir e Marina poderiam dar outro tom a esta eleição, um tom mais humanista.

Cristãos x materialistas economicistas, como é em parte nos Estados Unidos.

Sustentabilidade ou idolatria do "crescimento do PIB" e do “queremos mais”.

Não se esqueçam que Fernando Henrique perdeu uma eleição em São Paulo por não admitir a existência do Deus católico, e somente a "uma força superior".

Uma eleição humanista, com valores éticos que a Marina poderia muito bem espelhar, seria um trunfo para a melhoria de imagem que a Igreja Universal precisa.

Edir pode usar também este momento para fazer as pazes com os evangélicos, e mostrar mais do que um governo dominado pelo materialismo, que será o mote da Campanha da Fraternidade este ano, da Igreja Católica. Outro trunfo da Marina Silva é que ela parece ter cativado os administradores do país, e não somente isto, a melhor vertente da administração, a chamada Socialmente Responsável.

Isto lhe dá 2 milhões de votos diretos, mais 10 de agregados, e uma base bem maior de sustentação. De pessoas que agem e decidem.

Ela tem todo o apoio do Instituto Ethos, e dos principais líderes do movimento de Administração Socialmente Responsável deste país. O Instituto Ethos, da qual fui um dos fundadores, tem mais de 300 empresas associadas, comprometidas com a ética e sustentabilidade, razão da afinidade com Marina.

E a Marina foi a única que percebeu o potencial deste grupo. São mais de 10.000 executivos influentes e aposentados, que estão disposto a ir para o governo por 2 anos, e implantar os métodos de eficiência que falta para fazer o governo finalmente funcionar.São executivos já bem sucedidos, com cabelos brancos, e não jovens inexperientes que saem depois do governo para trabalhar num grande banco brasileiro com salário milionário.

São Executivos que não querem ficar mais ricos, mas somente contribuir com o que sabem.

6º ENCONTRO DE CEB'S MOVIMENTA MONTES CLAROS

Cerca de três mil pessoas vão às ruas de Montes Claros, nesta sexta-feira (23), para a Caminhada da Campanha Nacional contra a Violência e o Exterminio de Jovens durante o 6º Encontro Estadual das Comunidades Eclesias de Base (CEBS). A concentração será às 16h em frente ao Sesc, na Rua Viúva Francisco Ribeiro, centro da Cidade. Os participantes irão percorrer as principais vias de acesso de Montes Claros em direção a Praça Catedral. A Coordenadora da atividade, Jociely Madureira, diz que o principal propósito da Caminhada é chamar a atenção da população em geral para os altos indices de violência e exterminio da juventude. “São muitas as mortes sofridas pela juventude diariamente. Quando falo de morte não me refiro apenas a morte fisica e sim a ausência de politicas públicas especificas voltadas para este grupo. A falta de emprego, de educação, de lazer, etc, são as maiores justificativas para as mortes fisicas” -, discorre Madureira. Durante o percurso, serão cinco paradas onde cada momento terá um tema de reflexão referente a realidade de juventude no Mundo, América Latina, Brasil, Minas Gerais e Montes Claros. Madureira afirma que há estudos que indicam dados alarmantes no Municipio. Entre os anos de 2005 e 2008 foram registrados 289 homicidios em Montes Claros. Levantamentos do Capitão da Policia Militar, Ederson da Cruz Pereira, sociólogo e Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), indicam que das mortes nos quatro anos, 79 não foram esclarecidas (27,3%) e 68 tiveram motivos fúteis (23,53%), somando 147 casos (50,8%). O tráfico respondeu por 53 ocorrências (18,3%). De acordo com a pesquisa, no período, houve também 45 mortes por vingança (15,57%); 20 por problemas econômicos (6,92%); 18 por motivos passionais (6,23%); e seis em confronto com a polícia (2,08%). A pesquisa teve como fonte o 10º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Pessoa de Montes Claros.

sábado, 17 de julho de 2010

6ª EDIÇÃO DO BELÔ POÉTICO

Alterando consciências
Até o dia 18 de julho, próximo, acontece o “6º Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia” de Belo Horizonte – realizado pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo, com o apoio de diversos poetas e não poetas colaboradores, entre eles, todos que fazem parte da programação do Belô 2010 - destaque para aqueles que também atuam nos bastidores: Bilá Bernardes, Heleide O. Santos, Lívio Santos, Graça Faisão, Lea Lu, Inêz Alves, Danilo Freitas, Tiago Parreiras, Rodrigo Starling, Márcia Araújo, Marta Reis, Cláudio Márcio Barbosa, Ana Paula Alves Generoso, Virgínia Araújo, Irineu Baroni, Luiz Leite entre outros de Belo Horizonte, cidades mineiras e de diversas capitais brasileiras.
Os realizadores contarão, também, mais uma vez, com a contribuição do Poeta português Fernando Aguiar.
A marca deste evento é a solidariedade, afetividade e ações que priorizam: colaborações e relacionamentos.
Um dos pontos positivos é a troca de experiências entre a classe poética e cidadãos de diversas classes sociais, entre eles, professores de Literatura, professores e alunos universitários ou não, donas de casa, jornalistas, simpatizantes da poesia, aspirantes à poeta, poetas, escritores e outros; que ao se inscreverem no Encontro terão acesso direto àqueles que fazem parte da programação, os quais tem muito a trocar e com despojamento, como nos anos anteriores, acompanham as atividades do Belô, do primeiro ao último dia, inclusive durante os momentos de descontração.
O tema deste ano será: “poetas unidos em prol do equilíbrio ecológico”

Editorial:
“OU A GENTE SE RAONI OU A GENTE SE STING”
(Luiz Turiba)
Há décadas o universo clama por uma “sabedoria sistêmica”, a qual ressalta a necessidade do equilíbrio entre masculino e feminino; em que, entre outros: a cooperação esteja de mãos dadas com a competição, o sintético envolvido com o analítico, o receptivo em harmonia com o agressivo, o contrátil e o expansivo em constante diálogo ... Enfim, uma sabedoria que promova a união entre as diferenças e desperte o comprometimento, em todos, pela busca do equilíbrio ecológico do nosso planeta.
Rogério Salgado e Virgilene Araújo

Mais uma vez, na abertura do Encontro, receberam homenagens personalidades que contribuem ou contribuíram com a poesia nacional. Nesta edição do Belô foram homenageados: Marcos Túlio Damascena, criador da Biblioteca Instituto Cultural Aníbal Machado (Borrachalioteca) em Sabará/MG; Francisco Assis Mattos (Professor Mattos), criador da Biblioteca Comunitária João Rodrigues de Mattos (CE); Movimento Paz e Poesia - Grupo de poetas - que faz da poesia, instrumento de paz (MG); Grupo Realistas NPN e Hudson Carlos/Ice Band (Os Sobreviventes), ambos através do Hip Hop realizam trabalhos sócio-educativo-culturais, com crianças e jovens da periferia de Belo Horizonte (MG).

Participam do Encontro: poetas do Distrito Federal, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Rondônia, Acre, Piau e Portugal.
O evento acontece no Sesc Laces/JK que fica na rua São Paulo esquina com Caetés, no centro de Belo Horizonte. Maiores informações no site do evento: http://www.belopoetico.com/.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O MAIOR DESTAQUE DA COPA DE 2010



Nelson Mandela presenciou a cerimônia final da Copa Mundial. O ex-presidente da África do Sul, 92 anos, chegou a bordo de um pequeno automóvel descoberto no campo do Soccer City Stadium de Johanesburgo para saudar o público antes da final entre Holanda e Espanha.
Segundo Luis Fernando Verissimo, escritor, em artigo publicado no jornal Zero Hora, 12-07-2010, "nada da cerimônia de encerramento, do jogo final ou de qualquer dos dramas, uruguaios ou gregos, da competição se igualou em emoção à aparição de um sorridente Nelson Mandela no estádio, ontem. Duvido que alguma outra personalidade, na história do mundo, provocasse a mesma manifestação espontânea de admiração e carinho".

Eu concordo com o Veríssimo. E vou mais além, "Madiba", como é tratado pelos seus irmãos africanos, foi o grande destaque dessa copa.


(Fotos: Portal La Repubblica / Fonte: Site do IHU - Instituto Humanitas Unisinos)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PELA PRESERVAÇÃO DA RESERVA DO CARAÇA

Caraça

Eu adoro esse lugar

(Fotos: Eugênio Magno e Geovana R. Martins)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESPIRITUALIDADE MONÁSTICA



Atualidade de São Bento

Eugênio Magno

O fato do Jesus Cristo histórico se localizar no tempo há mais de dois mil anos, faz com que muitos dos seus adeptos na atualidade – presos à letra – vejam os seus ensinamentos e o seguimento destes, pelos primeiros cristãos, apenas como curiosidade. Entre nós, na contemporaneidade, existe muito mais estudo e memorial do que prática dos ensinamentos de Cristo. Com uma secularização cada vez maior, sobra cada vez menos tempo e vontade para a prática do verdadeiro cristianismo. Entre as poucas expressões dessa qualidade de espiritualidade a qual me refiro, o monaquismo ainda é o ramo da Igreja que mais preserva a tradição do cristianismo primitivo, através do que o seu mais importante precursor ocidental – São Bento de Núrsia –, instituiu para os seus monges por volta do ano 480: a Regula Benedicti (RB).
Estudiosos afirmam que Bento viveu toda a sua vida seguindo a sua própria regra e é por meio dela que ele continua atuando no presente, orientando a vida de inúmeros monges, freiras, clérigos e oblatos no mundo inteiro. Mas como não são apenas estes que almejam uma vida equilibrada, todos os homens e mulheres de bem, independentemente de serem religiosos, que desejam atingir esse ideal poderão buscá-lo (muitos já o fazem), seguindo as prédicas da Regra Beneditina:
Viver na presença de Deus – Buscar o equilíbrio entre misticismo e política, engajamento e interioridade, ação e contemplação. Estar no mundo, e cuidar dos afazeres diários, sempre na presença de Deus. Vivendo assim, encontramo-nos a nós mesmos a todo o instante e o próprio Deus nos confronta com nossa realidade, para que possamos reconhecê-la e deixar que Ele a purifique.
Oração e Trabalho – Alternar sempre no nosso dia-a-dia, oração e trabalho. E o trabalho deve ser visto como oração e oportunidade de exercitarmos a postura correta diante de Deus, comportando-nos com obediência, paciência, serenidade, confiança, generosidade e amor.
O dom da distinção – A medida certa, justa, advinda do autoconhecimento, que por sua vez, é adquirido por meio de uma exata auto-observação, feita com distanciamento de si mesmo. A renúncia a ideais muito elevados para fazer jus ao ser humano, especialmente ao mais fraco. Evitar uma ascese de fortes, o esforço exagerado e o excesso de desafios.
Paz beneditina – A promoção da paz só é possível através de uma paz interior e a paz interior só é alcançada por meio de uma luta pela integridade interior e da oração e aceitação do outro e dos eventos cotidianos como eles o são, e da vontade Deus. Agradecer por conseguir satisfazer nossas necessidades e agradecer também por conseguirmos renunciar aos nossos desejos é caminho para a paz individual.
Estabilidade e Ordem – A estabilidade nos convida a buscar permanência, vínculos, criar raízes firmes e buscar cada vez mais interioridade, através do estar consigo mesmo e do confrontar-se. A depressão é um protesto da alma pela falta de estabilidade. Aqueles que se submetem a uma ordem externa inteligente, conseguem atingir uma ordem interna e colocar rédeas nos seus estados emocionais e impulsos mentais desordenados.
Vida em comunidade – A queixa é sinal de insatisfação conosco mesmo e produz confusão e conflitos. O silêncio (exterior e, fundamentalmente, o interior), a atenção, o habitar consigo mesmo, a tolerância e o respeito ao outro são comportamentos imprescindíveis para o sucesso da vida em comunidade.
O monge e escritor beneditino alemão, Anselm Grün, em seu livro Bento de Núrsia: sua mensagem hoje (Idéias e Letras, 2006), diz: “em nossos tempos de muita aceleração e mobilidade, a mensagem de São Bento surge como o eco de um mundo distante”. Todavia, “Bento quer falar às pessoas que anseiam por uma existência plena, atraí-las para a mensagem do evangelho. Ele é o guia num caminho que nos leva a uma vida bem-sucedida no aqui e agora”.
A atualidade de São Bento, portanto, não se restringe somente ao seguimento de sua regra como orientação da vida monástica e conventual. Seus ensinamentos constituem-se como um caminho para Deus e para a cura do ser humano. Eles estão ao alcance de todos – religiosos ou não – que desejam um encontro consigo mesmos e com Deus.
Este artigo também foi publicado no jornal impresso Escuta Filho, publicação dos oblatos beneditinos do Mosteiro Nossa Senhora das Graças de Belo Horizonte, MG, Brasil.

ILUSÃO FOTOGRÁFICA

Em Durban, na África do Sul,
um fotógrafo fez esta imagem insólita
de um avião que parece pousar sobre a lua.

(Foto: Andre Penner/AP/SIPA)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O SERTÃO VAI VIRAR MAR

Nordeste de luto
Roberto Malvezzi (Gogó)
É época de São João, quando o Nordeste se torna mágico. As festas juninas por aqui têm o sabor das festas natalinas em outras regiões do país. Época de comer, brincar de quadrilhas e forró, celebrar, reencontrar a família, experimentar a gratuidade da vida.
Este ano ficou diferente. O Nordeste ficou de luto pelas cidades arrasadas pelas águas em Pernambuco e Alagoas. Algumas pessoas me escreveram perguntando: como se explica o que está acontecendo?
Dou três fatores para entendermos um pouco o que acontece.
Primeiro, a ilusão alimentada pela indústria da seca que “no Nordeste não chove”. Terrível inverdade. Poucos sabem que o açude Castanhão, no Ceará, com capacidade de armazenar quase sete bilhões de metros cúbicos de água, foi construído exatamente para aliviar as enchentes diluvianas dos rios Salgado e Jaguaribe. A música “Súplica Cearense”, quando um sertanejo implora a Deus para parar de chover, feita ainda em meados do século passado, ilustra essa dimensão pouco realçada do Nordeste.
Segundo, poucos dias atrás, tivemos na Câmara Nacional de Outorga de Recursos Hídricos, uma oficina para construir os critérios de outorga – licença para uso – das águas dos rios intermitentes do Nordeste. Tive a honra de participar como representante da sociedade civil entre mais de cinqüenta técnicos do governo. Nossa conclusão foi unívoca: “esses rios são importantes, mesmo que as águas passem por eles apenas uma semana no ano. Esses rios só podem receber outorga para usar a água para consumo humano e animal, jamais para lançamento de efluentes – todo tipo de esgoto -, pois não tem massa hídrica para diluir os efluentes durante o resto do ano”. Portanto, mesmo que intermitentes, as águas desses rios serão utilizadas pelas populações durante o resto do ano, quando elas ficam armazenadas em açudes, barragens ou pequenos barreiros. Hoje as armazenamos também em cisternas para beber e produzir. Acontece que, em anos de chuvas muito intensas, muitas dessas barragens se rompem, intensificando os desastres que acontecem à jusante.
Terceiro, cito o especialista em clima Phillips Fearnside, americano que vive na Amazônia. Em evento promovido pela CNBB sobre as Mudanças Climáticas, ele nos apresentou dezoito possíveis cenários para o Nordeste. A maioria falava de aumento das temperaturas e dos períodos de estiagem. Entretanto, um deles falava em chuvas diluvianas para o Nordeste. Por ser o único a projetar esse cenário, foi eliminado.
Minha opinião – embora eu não seja técnico, mas vivo aqui e vejo a mudança empiricamente - é que deveria ser mantido. Com o aquecimento do Atlântico grandes volumes de água estão se evaporando, caminhando para o continente, estacionando sobre o Nordeste e produzindo chuvas incalculáveis, como os 230 milímetros em uma chuva em Uauá, sertão da Bahia, ou os 400 milímetros em três dias como essas chuvas sobre Alagoas e Pernambuco. Lembremo-nos ainda das chuvas torrenciais em 2008 sobre Piauí, Ceará e Maranhão. Portanto, os tais fenômenos extremos que nos falam os estudiosos do clima estão realmente já acontecendo.
Somemos esses fatores e teremos um pouco do entendimento do novo Nordeste e da tragédia pernambucoalagoana.